Senge/MG promove debate sobre federalização das estatais mineiras

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG) organizará um debate importante sobre a federalização das estatais mineiras. O evento acontecerá no dia 6 de março de 2024, às 18h30, na sede do Senge/MG, em Belo Horizonte, e contará com as presenças de Murilo Valadares, presidente do Senge/MG; Emerson Andrada, coordenador-geral do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro), Eduardo Pereira, diretor-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (Sindágua) e Marco Antônio Castello Branco, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) e membro do Conselho Consultivo da Hydac Brasil.

A ideia da federalização emergiu como alternativa frente aos polêmicos planos de privatização da Cemig e da Copasa, propostos pelo Governo Zema. Com as discussões sobre privatizações em pausa, o foco se voltou para soluções tanto à dívida do estado com a União quanto ao futuro dessas corporações.

Nesse cenário, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, tem sido protagonista de um esforço para encontrar uma solução por meio da federalização dessas entidades. Tal medida não apenas visaria a quitação imediata da dívida principal do estado, mas também garantiria a continuidade e qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos mineiros. A proposta vem sendo discutida em colaboração com membros do governo federal e deputados estaduais, delineando um novo caminho para superar o impasse financeiro do estado.

O Senge/MG estende o convite a todos os interessados, em especial aos profissionais do setor e aos engenheiros, para se juntarem a esse debate significativo para o futuro de Minas Gerais.