Engenheiro(a) sim, Analista não! Analista não!

Neste dia 10 de abril, celebra-se o Dia da Engenharia, uma data que destaca a relevância e o papel desempenhado pelos engenheiros na sociedade. Neste contexto, o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG), comprometido com a valorização desses profissionais, reforça sua luta por reconhecimento e melhores condições laborais.

Pesquisas recentes evidenciam um cenário preocupante quanto ao reconhecimento e visibilidade desses profissionais no Brasil. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Paraná, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), 81,4% dos/as engenheiros/as entrevistados apontam uma escassez de reconhecimento e visibilidade para sua área de atuação. A pesquisa também revela desafios enfrentados pelos/as engenheiros/as, como salários abaixo do esperado e requisitos rigorosos para vagas de trabalho.

Para reverter esse quadro, são necessárias ações concretas e estratégias eficazes. O Senge/MG apoia o Projeto de Lei nº 626/2020, em tramitação na Câmara dos Deputados, que busca regulamentar a atribuição de títulos profissionais e atividades, combatendo práticas que desvalorizam a profissão. A iniciativa é uma resposta à demanda histórica dos/as engenheiros/as e uma maneira de assegurar o devido reconhecimento e respeito à identidade profissional. Além disso, o Sindicato destaca a importância da fiscalização do exercício profissional como garantia não apenas para os engenheiros, mas para toda a sociedade.

Neste Dia da Engenharia, o Senge/MG conclama todos/as os/as engenheiros/as do estado a se unirem em prol dessas lutas. Somente através do engajamento e da união da categoria será possível conquistar os avanços necessários para uma engenharia mais valorizada e reconhecida.