Quem Somos

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais é uma entidade autônoma, desvinculada do Estado, sem fins lucrativos, constituída para fins de coordenação, defesa e representação dos engenheiros e engenheiras, na base territorial compreendida pelo Estado de Minas Gerais.

MISSÃO

Acolher, articular e expressar o conjunto de reivindicações e aspirações profissionais, visando melhoria das condições de vida e trabalho de seus representados, a consolidação dos sindicatos como instituições sociais e políticas livres e autônomas, e o fortalecimento da participação democrática das classes trabalhadoras e suas relações com outras classes e setores da sociedade brasileira e com o Estado.

VISÃO

Ser referência nacional na defesa da Engenharia sustentável e dos interesses dos engenheiros e engenheiras, seja nas questões trabalhistas, seja na sua inserção social.

AÇÕES QUE DESENVOLVE

• Defende os direitos e interesses individuais ou coletivos da categoria, inclusive como substituto processual em questões judiciais e administrativas.
  • Celebra acordos, convenções e contratos coletivos de trabalho, suscita dissídio coletivo de trabalho e protestos judiciais.
  • Representa a categoria em congressos, conferências e encontros de qualquer natureza, e perante autoridades administrativas e judiciais.
  • Promove e estimula a organização dos engenheiros nos locais de trabalho e regiões.
  • Desenvolve atividades na consecução de soluções para os problemas de interesse dos profissionais representados, inseridos no contexto do interesse geral da sociedade.
  • Promove ampla e ativa solidariedade com as demais categorias de trabalhadores.
  • Luta pela defesa das liberdades individuais e coletivas, pelo respeito à justiça social e aos direitos fundamentais do homem;

ORGANIZAÇÃO

Os órgãos que compõem a direção e administração do Senge-MG são a Assembleia, Geral, o Conselho Diretor, as diretorias Executiva, Departamentais e Regionais e os delegados ou representantes sindicais por empresa, além do Conselho Fiscal. As diretorias e o Conselho Fiscal são eleitos pelos sócios do sindicato a cada três anos. Hoje, a atuação do Sindicato no estado está estruturada através de sete diretorias regionais – Campo das Vertentes, Centro, Norte e Nordeste, Triângulo, Sul, Vale do Aço e Zona da Mata – que articulam, mobilizam e oferecem apoio aos profissionais em todo o território de Minas Gerais. O Sindicato possui sede própria em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Montes Claros.

ATUAÇÃO SINDICAL

O Senge-MG pauta a sua atuação pela defesa firme e corajosa dos engenheiros e da engenharia nacional. Neste sentido está presente em todos os fóruns estaduais e nacionais, levando a sua posição por um sindicalismo moderno e adequado a estes novos tempos, mas que respeite a pluralidade e preserve a capacidade e a liberdade de organização dos trabalhadores, bem como as suas conquistas históricas. O Sindicato é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e associado ao Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Participa, também, do Colégio de Entidades do Crea-MG.