Nota de Esclarecimento – PLR 2023 CEMIG

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais – Senge-MG vem esclarecer ao público de engenheiras e engenheiros da CEMIG o porquê da não realização de agendamento de assembleia para apreciação da primeira proposta da companhia que visa a celebração do ACE PLR 2023.

Em 10/01/2023 foi enviada correspondência pelo SENGE à CEMIG (ANEXO 1), motivada por dúvidas colocadas na reunião de negociação realizada em 05/01/2023, em que fizemos considerações e solicitações objetivando complementar as informações para que pudéssemos submeter a proposta à apreciação dos engenheiros e engenheiras da Cemig.

Soma-se a isso, como é de conhecimento da categoria, que desde a última campanha do ACT 2022/2023 o SENGE MG teve aprovada pela categoria de engenheiros, por assembleias realizadas em 2 turnos, a cobrança da taxa de fortalecimento sindical.

Infelizmente, a interpretação da Cemig levou à retirada desse item do ACE. Para correção desse equívoco, encaminhamos correspondência (ANEXO 2) com a fundamentação legal, bem como práticas de empresas similares à Cemig, objetivando a correção desse equívoco. Aguardamos resposta a esse pleito.

Ainda que a proposta tenha validade até as 16:00 horas do dia 13/01/2023, a resposta da empresa só nos foi encaminhada, e ainda de forma parcial (ANEXO 3), na data de ontem 12/01/2023, precisamente as 15 horas e 54 minutos, fato este que inviabiliza a publicação de assembleia em tempo hábil, dado o rito que a mesma exige.

Diante destes impasses, o SENGE MG conta com a compreensão de todos os engenheiros e engenheiras da CEMIG para que juntos possamos envidar esforços na direção de construirmos uma solução que possa atender a todos.

SENGE-MG

Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas