Lideranças comunitárias do Barreiro pedem apoio do Senge/MG junto ao COMPUR sobre obras do LOG SIM Barreiro

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG), por intermédio de seu presidente Murilo Valadares, recebeu, na tarde de 31/1/24, a visita de Leandro Cruz, assessor parlamentar do deputado estadual Betão, André Xavier, da Comissão Regional de Transporte e Trânsito do Barreiro e do Conselho Distrital de Saúde e Sávio Nunes Bonifácio, diretor do Senge, membro do Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR).

Segundo explicou Sávio Bonifácio, que também é diretor do Senge/MG, a reunião tratou sobre uma preocupante reivindicação da comunidade do Barreiro, que busca o apoio institucional do Sindicato, uma vez que a entidade tem acento no COMPUR. “Agradecemos a visita e afirmamos que estaremos juntos com a população nessa batalha, visto que nossa entidade também luta por uma cidade melhor para todos.”

Leandro Cruz explicou ao presidente do Senge que o empreendimento LOG SIM – Sistema Integrado Multilogístico, localizado no Barreiro, em andamento no terreno antigo da Manesman, com a construção do primeiro de quatro galpões logísticos, embora seja importante do ponto de vista do desenvolvimento, tem trazido prejuízos para a comunidade. “Estamos aqui conversando com vocês e pedimos que nos ajudem no COMPUR, para que possamos discutir sobre os impactos ambientais, de mobilidade, no trânsito da região do Barreiro, que já está acontecendo e vão se agravar”.

O líder comunitário André Xavier disse que é preciso abrir um canal de discussão com a prefeitura de Belo Horizonte para que a comunidade seja ouvida em suas reivindicações de compensações e contrapartidas deste empreendimento, que envolve mais de R$ 300 milhões.

Foi ainda relatado que a região do Barreiro que já tem um tráfego de veículos e de pessoas bem adensado, com um fluxo altíssimo de carretas, caminhões, carros e pedestres está sendo bem impactada com esse. “Nós queremos que a prefeitura, por meio do COMPUR e a empresa responsável pela obra, façam uma análise mais profunda de como melhorar e diminuir o impactos causados”.

Há também um grande prejuízo ambiental com a derrubada de milhares de árvores, problemas de poeira intensa e um relatório comprova o afugentamento da fauna, de espécies de animais raros e diversos que viviam no local. A construção do complexo industrial logístico do Barreiro está ao lado de um parque natural de mais de 200 mil metros e com acesso a três rodovias importantes: BR-040, BR-381 e a MG-40. “É óbvio que obra gera empregos, é importante, mas ela não pode prejudicar o modo de vida no local como está sendo feito.” disse Xavier.

O Senge-MG, a partir desses relatos e do conhecimento dessa pauta de tamanha relevância vai levar o assunto à sua diretoria colegiada para se posicionar, inclusive, junto ao COMPUR.