Enedina Alves ganha escultura em Curitiba

Enedina Alves nasceu em 1913 e foi a primeira engenheira negra do Brasil. Ela iniciou sua graduação na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Paraná, na década de 1940. Como estudante negra, passou por muito preconceito e perseguições durante a vida universitária, o que acabou postergando a sua formação, que aconteceu aos 32 anos.

Como engenheira teve contribuições muito expressivas para a comunidade, participando da construção da Usina Capivari-Cachoeira e do Plano Hidrelétrico do estado. Também foi uma das responsáveis pela construção do Colégio Estadual do Paraná e da Casa do Estudante Universitário de Curitiba.

Em homenagem a sua história, na engenharia e também na educação, a prefeitura de Curitiba em parceria com o Centro Universitário Uninter e a Agência OpusMúltipla desenvolveram a escultura que foi instalada no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente ao histórico edifício Moreira Garcez,

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) ressalta a importância do legado dessa engenheira que revolucionou a história da Engenharia no Brasil.

Enedina Alves, presente!

Fonte: com informações do Portal Alma Preta