11 de dezembro – Dia do Engenheiro e da Engenheira

“Gente que transforma o mundo, nos seus mais diversos cenários, que constrói casas, hospitais, shoppings, levanta prédios, interliga e ilumina cidades inteiras, faz caminhos mar adentro, promove encontros sob trilhos, planta e realiza sonhos…” Estamos falando da Engenharia.

Neste 11 de dezembro, ao celebrarmos o Dia do Engenheiro e da Engenheira, passa um filme na nossa cabeça, mas contar essa história não é tarefa fácil. Afinal, quem escolheu a Engenharia não o fez por acaso. Haverá, sempre um algo mais por traz dessa escolha. E é em face disso que te parabenizamos nessa data tão especial.

O Dia do Engenheiro e da Engenheira surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil. Esta data é uma homenagem aos profissionais da Engenharia, uma área que abrange várias especialidades, como engenharia civil, engenharia agrônoma, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia química, entre outras.

Em Minas Gerais, a engenharia tem um papel crucial na construção de edifícios e no desenvolvimento socioeconômico do estado. A indústria da construção civil em Minas Gerais tem impacto direto na geração de empregos, no desenvolvimento socioeconômico, no avanço tecnológico e na melhoria da infraestrutura e da habitação no estado.

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG) celebra essa data e reconhece a importância de todos e todas para a construção de um país mais funcional, igualitário e que supra as necessidades dos cidadãos. O Sindicato também deixa um convite para celebração deste dia tão importante para profissão, que acontecerá hoje (11/12/23), às 18h30, na sede do Senge/MG (Rua Araguari 658, Barro Preto, BH/MG).