Boletim Emater

O Senge-MG informa a todos os Engenheiros e Engenheiras que tomou conhecimento de que a Emater vêm negociando com o sindicato de base (Sinter-MG), tratativas de acordo nos autos da ação n° 0010893-75-2017.5.03.0186, cujo autor é o Sinter-MG.

Ocorre que o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais é o titular da ação n° 0010811-69.2022.5.03.0024que tramita perante a 24ª vara do trabalho de Belo Horizonte e que discute o mesmo objeto da ação na qual estão sendo entabuladas tratativas de acordo APENAS com o Sintter-MG.

Importante ressaltar que consta na petição inicial da ação do Sinter rol de substituídos com apenas 334 nomes, sendo que os substituídos da ação movida pelo Senge-MG, autos n° 0010811-69.2022.5.03.0024 NÃO constam na lista de empregados representados na ação coletiva movida pelo Sindicato de Base, o que por si só demonstra a ilegitimidade do Sinter na representatividade de todos os empregados.

Todavia, foi noticiado ao Senge-MG que a Emater, negociou com o Sinter-MG a inclusão de todos os empregados da empresa na presente demanda, elastecendo o rol de substituídos apresentados pela entidade sindical, inclusive com a inclusão de todos os engenheiros(as) que são representados pelo Senge-MG conforme decisão judicial.

Ora, a conduta da empresa é ilegal, visto que não pode transacionar com o Sinter direito dos engenheiros(as), além de totalmente incompatível com as diretrizes de uma empresa pública, revelando-se notória prática antissindical já reconhecida pelo Tribunal Regional do Trabalho, assim como pelos Tribunais superiores, cabendo desde já informar que o Senge-MG tomará todas as providências e medidas judicias necessárias para coibir e impedir toda e qualquer prática que retire direitos, dificulte a mobilização e efetiva representatividade da categoria.

Assim, diante dos graves atos praticados pela empresa o Senge-MG enviou oficio para a Emater e para o Sinter requerendo que ambos de manifestem em 24 horas quanto aos fatos acima narrados, bem como requer que se encerre imediatamente toda e qualquer tratativa de negociação com o Sinter-MG deCONCESSÃO DAS PROGRESSÕES para todos os engenheiros(as) da empresa, caso contrário o Senge-MG tomara todas as medidas judiciais cabíveis.

O Senge-MG reitera seu compromisso com a categoria e lamenta profundamente os graves atos praticados mais uma vez pela postura intransigente da empresa e as reiteradas práticas antissindicais de ataque ao Senge e aos Engenheiros e Engenheiras da Emater e reafirma que realizará todos os esforços na defesa dos interesses e direitos da categoria.

A luta continua!!!