Murilo Valadares diz em audiência pública que Zema não gosta da engenharia e pede a deputados/as que impeçam a privatização da Cemig e da Copasa

O presidente do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge/MG), Murilo Valadares, participou nesta terça-feira, 19/9/13, a convite da deputada estadual Lohanna (PV), de audiência pública, na Comissão de Administração Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Ao cumprimentar os presentes, agradeceu o convite e destacou a importância da luta contra a privatização da CEMIG, COPASA, e ressaltou a luta travada pelo SENGE/MG,SINDÁGUA e SINDIELETRO/MG contra a privatização proposta pelo governo de Minas. “ É preciso prestar atenção no que Zema fala. Ele diz que o Estado tem 14 secretarias e ninguém reclama. Você sabe quantos órgãos tem o Estado? São 65”, contabilizou Valadares: 15 autarquias, 15 empresas, 12 fundações, 9 órgãos autônomos e 14 secretarias. E nós, a população, às vezes, caímos nessa ilusão de que o Estado só tem 14 órgãos. Zema esconde as secretarias. Podia ter mais de 65 órgãos, desde que fosse para atender o povo.”

Desvalorizam a nossa engenharia

O presidente do Senge criticou o fato de o governador ir à Itália para ver asfalto. “Como engenheiro e do Sindicato de Engenheiros, estou envergonhado de saber disso. A engenharia brasileira já fez coisas inimagináveis: a ponte Rio-Niterói, a hidrelétrica de Itaipu, temos milhares de exemplos. Mas o mais grave ainda, não levou na sua comitiva nenhum engenheiro. Não levou o DER, que entende do assunto, ou a Secretaria de Infraestrutura”.

O presidente do SENGE fez alguns alertas e disse que “Zema não gosta da engenharia.” Também advertiu: “o monopólio privado é um perigo. Imaginem um dono da Cemig, um dono da Copasa fazendo maldade com a população. Ele desliga a luz e pronto”.

O Sindicado de Engenheiros fez ofícios aos 853 prefeitos de Minas Gerais solicitando que pedissem ao governador para não privatizar a Copasa e a Cemig, explicando os prejuízos de tal iniciativa. O SENGE/MG vai remeter o ofício também aos presidentes/as das Câmaras Municipais e convidou os/as deputados/as para que entrem nessa luta.

Ao finalizar, o presidente do Sindicato dos Engenheiros lembrou dizeres do próprio governador ao ganhar as eleições: “o carrapato de Zema está maior que o boi. Ele está sugando um dinheirão dessas duas empresas. Mas, também, precisamos perguntar: E essas marcas, que são fortes, quanto valem?”

Exemplificando: a Copasa ofertou somente na Grande BH, (números apurados em 19/9/23) 220 milhões de metros cúbicos de água; quanto vale isso? E a Cemig gera, diariamente, R$ 2 milhões aos cofres do Estado. “Vão vender a copasa e a Cemig por quanto?”, indagou Murilo Valadares.

Foto: Clarissa Barçante/ALMG