Entidades da Engenharia se reúnem com o prefeito de Belo Horizonte para falar de projetos sobre Lagos Urbanos

Representantes de diversas entidades do setor da Engenharia e Tecnologia se reuniram na Prefeitura de Belo Horizonte, nesta terça-feira, 1/8/23, com o prefeito Fuad Noman, para falar de um projeto (Grupo de Trabalho) que irá debater e fazer proposições sobre manejo de Lagos Urbanos, tendo como primeiro caso concreto a Lagoa da Pampulha, na capital mineira.

O prefeito esteve acompanhado do Secretário Municipal de Governo, Josué Valadão, do Secretário Municipal Adjunto de Comunicação, José Luiz da Silva Borel, da Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, e de outros membros de sua equipe.

Durante a reunião, lideranças de várias entidades representativas de engenheiros e arquitetos falaram sobre a relevância da engenharia, especialmente, nos grandes centros urbanos e o quanto ela está a serviço do bem-estar e da qualidade de vida da população. E, por fim, um pedido especial: “Gostaríamos muito que a prefeitura adotasse um processo de comunicação e de informação massivo sobre a Lagoa da Pampulha, o que está sendo desenvolvido lá para que a população pudesse ser informada de todas as ações. Sabemos que o trabalho em execução é sério, mas que existem muitos gargalos, sendo necessário dar mais visibilidade a tudo isso”, sugeriu o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge/MG), Murilo Valadares.

De maneira geral, as lideranças da engenharia reiteram ao prefeito e sua equipe a importância de uma comunicação mais efetiva com a população, pautada nos princípios éticos, técnicos com base na engenharia e na ciência, de maneira a fazer com que o belo-horizontino entenda o que se passa na Lagoa da Pampulha, não ficando refém de informações desencontradas, muitas vezes manipuladas, com viés puramente político e sem a devida veracidade.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG) e o Senge/MG informaram também da criação de um grupo de estudos sobre manejo de lagos urbanos, que está será lançado no início desse mês de agosto pelo CREA/MG e pediram apoio da prefeitura no sentido de incentivar e participar dessa iniciativa.

O prefeito Fuad Noman parabenizou as entidades pela inciativa e colocou sua equipe à disposição. Reforçou seu compromisso com a cidade e com a transparência, especialmente, naquilo que envolver a Lagoa da Pampulha e demais lagos urbanos. Por sua vez, o secretário, Josué Valadão, agradeceu o apoio das entidades e destacou a importância do trabalho dos servidores da prefeitura, envolvidos em projetos cruciais para a cidade, como drenagem e saneamento urbano.

Entidades presentes na reunião com o prefeito de BH

Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais – SENGE/MG

Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Minas Gerais – SINARQ/MG

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA/MG

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG

Associação dos Engenheiros da SUDECAP

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Minas Gerais – ABES/MG

Associação dos Profissionais das Áreas de Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Engenharia, Geografia e Geologia da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (APLENA)

Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Minas Gerais – ABENC/MG

Instituto de Engenheiros do Brasil – IEB/MINAS

Além das entidades, o engenheiro Ricardo de Miranda Aroeira e engenheira Ana Paula Viana Fernandes Furtado participaram também.