Senge/MG negocia pauta salarial com prefeitura de Juiz de Fora para 2024

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais, representado por sua diretora Administrativa da Regional Zona da Mata, Maria Angélica Aguiar, participou da primeira rodada de negociações da Campanha Salarial dos Servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para 2024, ocorrida em 8/2/24. Na reunião, estiveram presentes representantes dos sindicatos dos servidores públicos, médicos e odontológicos.

O secretário municipal de Recursos Humanos, Rogério de Freitas, iniciou o encontro lamentando a ausência do procurador-geral do Município, responsável por esclarecer questões salariais devido a resoluções e à legislação eleitoral.

Apesar da ausência, o secretário afirmou o compromisso da Prefeitura com a reposição salarial até o IPCA, retroativa a janeiro/24, aguardando os resultados da receita previstos para após 19/3/24. Quanto ao Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCCS), destacou a necessidade de aprofundamento nas discussões, com possibilidade de aprovação na próxima gestão, caso a prefeita seja reeleita.

Durante as discussões, Maria Angélica levantou questões sobre a redução da carga horária dos servidores e a oferta de cursos de capacitação. A diretora do Senge/MG solicitou uma agenda específica para discutir a pauta dos/as Engenheiros/as, Arquitetos/as, Agrônomos e Geocientistas.

O secretário se comprometeu a agendar uma segunda rodada de negociações após a semana do Carnaval, com a presença do procurador para esclarecer dúvidas. Além disso, sugeriu que o Fórum dos sindicatos determine a dinâmica das reuniões específicas.

A pauta de reivindicações, aprovada em Assembleia, no dia 18/12/2023, inclui a recomposição salarial pelo IPCA, acrescida de 10% de reajuste, redução da carga horária de trabalho de 40 para 30h semanais, e a alteração do valor do Adicional de Responsabilidade Técnica (ADRT). A íntegra do documento está disponível no site do Sindicato.