18ª edição do Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento discutirá sobre o papel da engenharia e da tecnologia na busca por um futuro mais sustentável

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG) apoia a 18ª edição do Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento (Eneds), que acontecerá em Belo Horizonte dos dias 30/10/2023 a 1/11/2023, no Bloco 1 da Escola de Engenharia, localizada no campus Pampulha da UFMG. Este evento é gratuito e representa uma oportunidade valiosa para os engenheiros e demais profissionais ligados à engenharia, assim como para o público em geral, discutirem questões relacionadas à produção, consumo, desenvolvimento e sustentabilidade.

O tema do Eneds, “Crise e transição: engenheirando alternativas!”, é muito relevante atualmente, pois segundo o coordenador do evento, Professor Marcelo Alves de Souza, ‘’A atualidade nos coloca diante de uma crise que transcende fronteiras sociais, econômicas e ambientais, ameaçando nossa própria existência’’. O evento tem como objetivo promover um diálogo aberto sobre como a engenharia e a tecnologia podem ser essenciais na elaboração de soluções que nos guiem a um futuro mais sustentável. É fundamental reconhecer que as formas de desenvolvimento e os modelos de produção estão diretamente ligados a essa crise, e é responsabilidade de todos nós buscarmos alternativas eficazes para um futuro mais sustentável.

A programação do Eneds terá mesas de debate abordando questões como a formação em engenharia para o desenvolvimento social, a exploração mineral e suas implicações nas comunidades afetadas e o impacto das plataformas digitais na forma como o trabalho é realizado. Além disso, o evento oferecerá oficinas, minicursos e visitas técnicas que proporcionarão experiências práticas e enriquecedoras para os participantes.

O Senge/MG parabeniza a iniciativa do Eneds em promover o diálogo e a reflexão sobre questões tão importantes para o futuro de nossa sociedade e nosso planeta. O Sindicato incentiva a participação de seus membros e de todos os interessados neste evento.