2° dia consecutivo do Curso de Licitação – Nova Lei promovido pelo Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (SENGE/MG)

Aconteceu, hoje (9/5/23), pelo segundo dia consecutivo o Curso de Licitação – Nova Lei promovido pelo Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (SENGE/MG).

O instrutor, engenheiro Gustavo Olkowski, falou do plano de licitação da obra, com detalhamento em orçamento global, da fase de habilitação e de outros embasamentos.

Sobre a fase orçamentária, disse que ela deve ser o mais detalhada possível, fundamentada em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados. Precisa, ainda, ter o custo do/a engenheiro/a executor/a da obra, pois não é possível deixar de valorizar o trabalho deste/a profissional. “Existe uma certa resistência ainda da administração pública de implantar a nova lei de licitação”, destacou.

Em seguida, fez várias recomendações, entre elas, que não se deve confundir projeto executivo com “As Built”! É esse processo que vai nos mostrar o cadastro das tubulações, as informações necessárias e deve ser exigido das empresas construtoras. Portanto, mais um custo para ter na planilha orçamentária. Traduzindo, o termo As Built significa “como construído”. Na prática, consiste no projeto com todas as suas alterações ao longo do tempo.

Na fase de habilitação, Gustavo ressaltou a importância da verificação dos documentos exigidos, a verificação da capacidade técnica da empresa e do profissional assinará o contrato com a administração pública. E nessa fase, qual é o maior problema hoje percebido? Segundo o instrutor, 99% dos maiores problemas aqui estão no quesito da qualificação técnica.

Durante o curso dessa terça-feira muito se falou também da parte orçamentária, cuja importância é preponderante. Murilo Valadares, presidente do SENGE/MG destacou que “a engenharia vai ter que matar no peito e voltar a fazer orçamento”. Essa prática, segundo ele, tem sido relegada e precisa o profissional da engenharia voltar a dominá-la.

Por fim, o dia de hoje foi encerrado com a leitura/comentários de um objeto de licitação para que os participantes pudessem conhecer um edital na prática e pudessem identificar alguns problemas e dificuldades nele contidos.