Dia do/a trabalhador/a – Sigamos na luta por nenhum direito a menos!

Para a classe trabalhadora, esse 1º de Maio é muito mais que o Dia do Trabalho. Ele é o dia de luta do trabalhador e da trabalhadora. Isso se reveste ainda mais de sentido ao buscarmos a origem desta data.

O Dia do Trabalhador surgiu nos Estados Unidos da América (EUA) durante a revolução industrial. Os registros históricos contam que o movimento sindical foi isolado em Chicago/EUA, em 1886, mas com a adesão de milhões de pessoas protestando e saindo às ruas por melhores condições de trabalho, rapidamente ele cresceu e ganhou força.

No entanto, o ato que começou pacífico, apenas com a reivindicação classista, começou a ser atacado com violência pela opressão policial. No dia 4 de maio, os ataques se intensificaram e a polícia começou a ferir e a matar os manifestantes nas ruas.

Houve uma grande manifestação na Praça Haymarket, em Chicago, e durante o evento, um homem não identificado lançou uma bomba contra os policiais deixando 15 pessoas mortas.

Em 1889, um congresso organizado pela Segunda Internacional, movimento de solidariedade aos trabalhadores de todo mundo se reuniu em Paris, na França. Daí, tiraram o 1º de maio como dia do trabalhador, uma homenagem aos operários que morreram na luta em defesa de seus direitos e que, ainda hoje, reflete em conquistas importantes, tais como: redução da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias, direito a férias, ao descanso semanal remunerado, entre outras.

No Brasil, a data é celebrada como um dia de luta da classe trabalhadora. Após protestos dos movimentos populares, o então presidente da República, Arthur Bernardes, decretou a data como feriado nacional, em 1924. Também o ex-presidente, Getúlio Vargas teve participação no marco da data ao usar o 1º de maio como propaganda de governo.

O Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge/MG) destaca a importância desta data, especialmente, nesses tempos atuais em que há tantos ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Reforça seu compromisso de continuar sua atuação efetiva na defesa dos direitos e conquistas dos engenheiros e engenheiras de Minas Gerais. Também cumprimenta a classe trabalhadora de maneira geral.