EM DEFESA DA DEMOCRACIA

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais – Senge-MG – vem a público repudiar as ações criminosas que atentaram contra o Estado Democrático de Direito, em ataques ocorridos durante o dia de ontem, 8/01, contra as sedes dos três poderes da República – Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto -, em Brasília-DF. O ataque merece o repúdio de todas as engenharias e engenheiros que prezam pelos princípios da democracia, da paz e da justiça social.
A conivência das forças de segurança e de agentes públicos, que contribuíram para a dilapidação de patrimônios públicos de todos os brasileiros, alguns deles históricos, típicos de estados de exceção, devem ser investigados e os atores responsabilizados.
O Senge-MG exige, também, que os terroristas que agiram ontem em Brasília e ainda agem em diversas cidades brasileiras, ocupando espaços públicos, devem ser também responsabilizados civil, política e criminalmente, dentro do devido processo legal, e punidos com o rigor da lei pelos crimes contra a democracia, o Estado de Direito e as Instituições legitimadas pela Constituição do País.
O mesmo tratamento deve se dar aos financiadores da sanha destruidora, bem como aos políticos, com ou sem mandato, que atuaram para atiçar a malta criminosa que agiu ontem na capital federal.
Por fim, o Senge-MG, conclama todos os profissionais da engenharia que defendem os princípios democráticos a se manterem vigilantes e cobrarem das autoridades constituídas a agir com o rigor que o momento merece. Ditadura nunca mais.