Roda de Conversa do Senge/MG traz reflexões sobre a vivência das mulheres em cursos majoritários masculinos na UFJF

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG) realizou uma importante Roda de Conversa no dia 26 de março de 2024. O evento contou com a presença de Adrielle Paiva, que apresentou sua pesquisa de mestrado”A vivência de mulheres em cursos majoritários masculinos na Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF)”, com foco nas áreas de engenharia elétrica, mecânica e computacional. Ela é graduada em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras e mestre em Administração pela UFJF.

Os dados apresentados em sua pesquisa, baseados em estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP) de 2022, revelaram discrepâncias na distribuição de gênero nos cursos superiores. Enquanto as mulheres são maioria em áreas como educação e saúde, os homens predominam em disciplinas como engenharia e tecnologia. Essa disparidade não apenas reflete uma divisão tradicional de papéis, mas também se reflete em desigualdades no mercado de trabalho, especialmente em cargos de alta gestão.

A pesquisa identificou 13 cursos considerados majoritariamente masculinos, incluindo diversas áreas das engenharias e tecnologias. Adrielle destacou as dificuldades enfrentadas pelas alunas nessas disciplinas, desde a falta de representatividade até experiências de assédio e discriminação. O impacto disso na autoestima e na saúde mental das estudantes é inegável, contribuindo para taxas mais altas de desistência e menor participação em atividades extracurriculares.

Diante desses desafios, enfatizou a importância da conscientização e da promoção de ambientes mais inclusivos, desde as escolas até as faculdades, já que este é um problema estrutural. O Senge/MG reconhece a relevância dessas discussões e se compromete a continuar promovendo espaços de reflexão e ação para avançar na luta pela igualdade de gênero.