Senge/MG apoia Projeto de Lei que visa impedir práticas que desvalorizam a profissão

No cenário atual, em que a valorização e o reconhecimento profissional são fundamentais, o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG) se destaca como uma voz ativa na defesa dos direitos e da identidade profissional dos engenheiros no estado. Nesse contexto, o Projeto de Lei nº 626/20, em tramitação na Câmara dos Deputados, ganha relevância ao propor a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea.

O PL surge como resposta a uma demanda histórica dos engenheiros, representada pela Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), e reforçada pelo Senge/MG ao longo dos anos. A iniciativa visa impedir práticas que desvalorizam a profissão, como a utilização indevida de termos como “analista” e “assessor” para cargos que demandam formação em engenharia. Esse Projeto estabelece diretrizes claras para a designação de cargos e funções, respeitando a titulação e as atribuições legais dos engenheiros.

Além disso, o Senge/MG ressalta a importância da fiscalização do exercício profissional como uma garantia não apenas para os engenheiros, mas também para a sociedade como um todo. Afinal, a correta designação e qualificação dos profissionais contribuem diretamente para a qualidade e segurança dos serviços e produtos entregues à população.

Diante desse contexto, o Senge/MG convoca todos os engenheiros do estado a apoiarem o PL 626/20 e a se engajarem nessa luta pela valorização e respeito à identidade profissional. Juntos, podemos fortalecer a categoria e garantir um futuro mais digno e promissor para todos os engenheiros de Minas Gerais. Assine e diga SIM ao PL 626/20!