Senge/MG discorda sobre suspensão de dirigente sindical pela CEPEL

A suspensão arbitrária do engenheiro e dirigente sindical Agamenon Oliveira de suas atividades laborais pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), pertencente ao grupo Eletrobras, é um ato que levanta preocupações sobre práticas antissindicais e desrespeito aos direitos trabalhistas. Agamenon, com uma carreira de 50 anos reconhecida nacional e internacionalmente no setor elétrico, é um líder sindical respeitado e comprometido com a defesa dos direitos dos trabalhadores. A atitude do CEPEL de suspender seu contrato de trabalho com base em supostas alegações de intimidação às pessoas durante o exercício de seu trabalho, sem dar a ele o direito de ser ouvido e sem apresentar evidências claras, é completamente injusta.

A UNI Américas, que representa mais de 20 milhões de trabalhadores do mundo, oficiou o CEPEL a lhe oferecer imediatamente o direito de se defender e o direito à presunção de inocência. A organização também enfatizou a importância do diálogo social entre empresas e organizações sindicais, mesmo em momentos de desentendimentos, para alcançar soluções justas e equitativas. É essencial que as empresas respeitem os direitos dos trabalhadores e evitem práticas que minem a liberdade sindical e a representação dos trabalhadores.

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG) expressa sua total solidariedade a Agamenon Oliveira e repudia a suspensão arbitrária de suas atividades laborais pelo CEPEL. O Sindicato pede que o Centro respeite os direitos fundamentais de Agamenon, incluindo o direito a um julgamento justo e o direito de ser ouvido. Além disso, é fundamental que todas as partes envolvidas estejam engajadas a buscar uma solução justa e transparente para este caso, garantindo o respeito aos direitos trabalhistas e sindicais de Agamenon Oliveira e de todos os trabalhadores.