Seminário Nacional de Mulheres na Engenharia, realizado pela Fisenge, homenageia Maria Cristina de Oliveira Brito, ex-presidenta do Senge-MG

O Seminário Nacional “Mulheres na Engenharia: Direitos, Mercado de Trabalho e Formação” reuniu importantes lideranças e profissionais da engenharia nos dias 23 e 24 de agosto de 2024, no auditório do Sindicato dos Engenheiros, no Rio de Janeiro. O evento, realizado pela Fisenge e o Coletivo de Mulheres da Fisenge, com patrocínio da Mútua, abordou temas como desigualdades de gênero no mercado de trabalho e o papel dos sindicatos na luta pelos direitos das mulheres engenheiras.

Durante o seminário, foi prestada uma homenagem à engenheira Maria Cristina de Oliveira Brito, ex-presidenta do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) e uma das fundadoras da Fisenge. Por sua incansável atuação em defesa dos direitos dos engenheiros e das engenheiras, e por sua luta contra as privatizações no Brasil, Maria Cristina recebeu o Troféu Engenheira Eugênia, que simboliza a força e a dedicação das mulheres na engenharia.

A 1ª secretária do Senge-MG, Maria Helena Barbosa, foi a responsável por receber o troféu em nome de Maria Cristina, que não pôde comparecer ao evento. Maria Helena destacou a importância de Cristina para a história da engenharia sindical e para a defesa do saneamento público. “Esse reconhecimento é mais do que merecido, e até que o troféu chegue às mãos dela, ele ficará em um lugar de destaque no Senge-MG”, afirmou.

Fotos: Adriana Medeiros