Diretoria da Regional Zona da Mata do Senge-MG se reúne com JFPREV para discutir situação financeira e governança do fundo previdenciário

A diretoria da Regional Zona da Mata do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais(Senge-MG), representada pela diretora administrativa Maria Angélica Aguiar, se reuniu com a diretoria executiva do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Municipais de Juiz de Fora (JFPREV), acompanhada pelo representante do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Minas Gerais(SINARQ), arquiteto Marcello Amaral, e pela engenheira Valéria Malta, servidora da Prefeitura de Juiz de Fora. Durante o encontro, realizado no dia 13 de agosto de 2024, foram discutidos temas como a Lei Complementar 115/2020 e 226/2023, que tratam da desafetação de bens imóveis, a situação financeira do fundo previdenciário, e a composição dos conselhos administrativos e fiscais.

A diretoria do JFPREV, representada pelo Diretor-Presidente Diogo Fernandes e pela diretora de gestão previdenciária Eneliza Camila de Oliveira, informou que o fundo previdenciário se encontra em uma situação financeira sólida, com aportes e repasses do INSS em dia. Embora o leilão de imóveis tenha sido suspenso devido à intervenção do Ministério Público, o objetivo principal da desafetação e venda dos imóveis permanece o fortalecimento financeiro do fundo e a melhoria das instalações.

Outro ponto relevante discutido na reunião foi a possibilidade de maior participação dos sindicatos na composição dos conselhos do JFPREV, a ser efetivada na próxima gestão após a alteração da Lei Complementar. A diretoria do fundo também anunciou que os servidores municipais passarão a receber seus vencimentos no primeiro dia útil de cada mês, o que representa um avanço na gestão previdenciária.