Convite à 1ª Reunião Preparatória para o Lançamento do Fórum da Engenharia Nacional – FEN

Dirigentes, representantes de entidades, movimentos e instituições convidam os profissionais de todas as áreas da engenharia, agronomia e geociências, a participarem da reunião virtual no próximo dia 22 de agosto de 2024, às 19h.

Essa reunião tratará da criação do Fórum da Engenharia Nacional (FEN), rumo à 1ª Conferência Nacional da Engenharia que deve ser convocada pelo Governo Federal.

É a primeira reunião que será realizada em decorrência de conversas feitas no âmbito da realização da 1ª Conferência Nacional Livre da Engenharia CTI no Memorial da América Latina, promovida pela Engenharia pela Democracia (EngD), SBPC e Fundação Memorial da América Latina na cidade de São Paulo, em abril deste ano, no âmbito da preparação da 5ª Conferência Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Entendemos o Fórum como uma construção estratégica e de caráter permanente, um espaço político e cultural de pensamento, formulação, debate, diálogo social e articulação para incrementar uma ação mais assertiva das lideranças e setores integrantes da engenharia na condução do país.

Temos consciência que o desenvolvimento, a democracia e a soberania necessitam de um maior protagonismo e participação da engenharia brasileira para se alcançar as condições de atender as necessidades da população, melhorar a qualidade de vida e construir um Nação soberana, desenvolvida e justa para nosso povo.

Nesse sentido, o Fórum criará as melhores condições para que encaminhemos junto ao Governo Federal a convocação da 1ª Conferência Nacional da Engenharia em 2025, a qual impulsionará de forma muito ampla o processo de reanimação e inserção dos profissionais, empresas, escolas e instituições da engenharia de todas as regiões na reconstrução e transformação do país.

Não há Engenharia sem desenvolvimento nacional. Nem há desenvolvimento nacional sem Engenharia