Engenheiro Marco Túlio Fleury faz alertas sobre envelhecimento de estruturas em debate no Senge/MG

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG) realizou um debate, no dia 27 de maio de 2024, intitulado “As Estruturas Envelhecem e é Preciso Cuidar Delas”.

O evento foi aberto ao público e contou com a participação dos engenheiros Eduardo Aguiar e Marco Túlio Fleury, que discutiram a importância da manutenção preventiva e corretiva das estruturas para garantir a segurança das construções.

Marco Túlio Fleury, engenheiro civil e diretor-presidente da MTF Consultoria e Projetos S/C Ltda, com vasta experiência em estruturas e recuperação de obras, destacou a relevância da norma de concreto, que é moderna e evolui constantemente. Ele frisou que a durabilidade das estruturas depende não só dos materiais utilizados, mas, também de uma correta manutenção. Um exemplo é o recente caso da interdição dos elevadores na Cidade Administrativa de Minas Gerais, onde 54 elevadores foram interditados preventivamente devido a falhas identificadas em perícia.

Prevenção

Fleury mencionou que muitas estruturas no Brasil, especialmente pontes da década de 70, possuem componentes como aparelhos de apoio em neoprene, com vida útil de 25 anos, que raramente são substituídos, afetando o desempenho das obras. Ressaltou a importância de monitorar a perda de tensão dos cabos de proteção em estruturas protendidas, cuja vida útil também é limitada.

Além disso, chamou atenção para a fadiga dos materiais devido às cargas dinâmicas, fenômeno que se agrava com o tempo e a falta de manutenção adequada.

O engenheiro relatou o caso recente de um prédio padrão AA, com apartamentos de alto valor, em Belo Horizonte, em que dois pilares romperam devido a erros de projeto associados ao uso incorreto de software. Fleury enfatizou a necessidade de rigor na validação de projetos e na conformidade com as normas técnicas, destacando que 60% das obras validadas por sua empresa no último semestre de 2023 apresentavam não conformidades com as normas.

O debate evidenciou a urgência de uma manutenção contínua e rigorosa das estruturas, especialmente em edifícios públicos, para evitar riscos à segurança das pessoas.

FotoStudium