Senge/MG promove debate sobre as reformas trabalhista e sindical: _como fica o financiamento dos sindicatos?

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG) organizará um importante debate sobre as reformas trabalhista e sindical com o principal objetivo de indagar sobre o financiamento dos sindicatos.

O evento ocorrerá no dia 12 de março de 2024, terça-feira, às 18h30, na sede do Senge/MG, na Rua Araguari, 658, Barro Preto, em Belo Horizonte.

Este debate contará com a participação do superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Minas Gerais, Carlos Calazans, que trará sua expertise para falar sobre as reformas trabalhista e sindical.

Será também um espaço de diálogo e reflexão acerca das reformas em pauta, bem como discutir seus impactos negativos na vida dos trabalhadores e no funcionamento dos sindicatos, que hoje praticamente não têm como se financiar para continuar existindo para fazer a luta de classe.

Com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, que representava a principal fonte de renda das organizações sindicais, muitas entidades enfrentam sérias dificuldades de sobrevivência.

Essa alteração fez os rendimentos dos sindicatos despencaram em mais de 90% em 2021 quando comparado com os valores arrecadados, em 2017, antes da entrada em vigor da reforma.

Além disso, a extinção da contribuição sindical obrigatória diminuiu a representatividade e o poder de barganha dos sindicatos, tornando-os mais vulneráveis ​​e dificultando a defesa dos direitos trabalhistas.

Participe deste encontro para se informar, debater e contribuir com o debate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.