Nota de Repúdio | Cemig

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais – Senge-MG esclarece que a Cemig foi notificada sobre o resultado da Assembleia Geral Extraordinária – AGE com a categoria de engenheiros e engenheiras, na tarde de hoje 16/11/2023, em que a proposta enviada pela Empresa, denominada como “final e definitiva para a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2025”, foi aprovada pela categoria com as seguintes ressalvas:

✓ Planos de saúde para empregados ativos – Item 2 – Condições de Trabalho;
✓ Empregados admitidos da Cemig Telecom do Item 2 – Condições de Trabalho;
✓ Todo o Item 3 – Relação Sindical;
✓ Contribuição Assistencial.

Destaque-se que as ressalvas foram feitas por ferirem direitos individuais e coletivos, amplamente esclarecidos durante o processo de negociação e demonstrados aos participantes durante a AGE realizada. O Senge-MG, ainda, colocou-se à disposição da Empresa para agendamento de reunião visando a continuidade das negociações coletivas.

Entretanto, a Cemig, vide ofício anexo, com postura autoritária e truculenta – prática recorrente da Companhia em todo o processo de negociação coletiva, expediu comunicação intransigente ao Sindicato informando que a Empresa não acatará as ressalvas e que a proposta somente teria viabilidade se fosse aprovada em sua integralidade.

Na mesma comunicação, informou que “os benefícios e obrigações constantes no ACT 2021/2023 serão descontinuados a partir das 17:00 horas do dia 17/11/2023”.

Ainda de forma apelativa a direção da empresa, em flagrante prática antissindical e retaliatória, determinou o retorno imediato do dirigente sindical cedido pela Companhia ao Senge-MG.

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais lamenta profundamente a atitude da Empresa, que reflete sua postura de não negociar, e reitera suas preocupações insistentemente repetidas em mesa de negociação sobre a deterioração das condições de trabalho, as práticas antissindicais e da forma como a engenharia vem sendo negligenciada na Empresa.

O Senge-MG informa, ainda, que tomará todas as medidas judiciais em defesa dos direitos da categoria, duramente conquistados ao longo de todos estes anos.

SENGE-MG
Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas