Negociação coletiva 2023/24 da pauta de reivindicações do setor metalúrgico com a Fiemg ainda sem avanços

Nesta quinta-feira (5/10/23), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – depois de receber a pauta de reivindicações da negociação coletiva de 2023/24 do setor metalúrgico de Minas Gerais, protocolada em 3/8/23, por diversos sindicatos, entre eles, o Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge/MG) – apresentou uma nova proposta de redação do Banco de Horas, tendo como contrapartida o retorno dos antigos percentuais de Horas Extras.

Em relação ao Ponto por Exceção, a FIEMG manteve a proposta inicial, no entanto, não apresentou nenhuma proposta econômica, sob a justificativa de que o número oficial do INPC ainda não foi publicado.

A Comissão dos Trabalhadores, mais uma vez, apresentou os fundamentos relativos aos pedidos contidos na Pauta de Reivindicações. Foi ponderado que os temas mais complexos devem ser negociados diretamente com os Sindicatos, via ACT, de acordo com a realidade de cada região.

Reiterou-se, ainda, a necessidade de termos apenas uma CCT, considerando que a negociação é unificada, composta pelas 3 (três) Federações.

Foi marcada uma Plenária das Federações para o dia *10.10.2023, às 9h, no Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem, para debater o processo de negociação.

As próximas reuniões com a FIEMG foram marcadas para os dias 17/10/23, às 14h e 27/10/23, às 10h.