77 anos de muitas lutas e conquistas

E o tempo passa, mas o legado fica e projeta o futuro. O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), ao completar 77 anos, celebra essa data como uma grande conquista. Afinal, uma entidade sindical, diante de tantos desafios e dificuldades, chegar a essa idade é para sorrir e cantar.

O Senge-MG nasceu, em 25 de agosto de 1947, num contexto marcado pelo fim da ditadura do Estado Novo, quando o país passava pela sua redemocratização e, com isso, a construção de grandes obras de infraestrutura. Inicialmente, a sua atuação na ação sindical e nos movimentos sociais foi modesta.

Um de seus primeiros atos marcantes foi a participação na campanha pela aprovação da Lei 4.950/66, que instituiu o salário mínimo profissional para a categoria. Com a decadência do regime militar, no final dos anos 70 e início dos anos 80, o fortalecimento das lutas sindicais iniciadas no ABC Paulista e a onda de desemprego, o foco de atuação do Comitê Nacional de Segurança e Estratégia (CNGE) passa a ser as reivindicações trabalhistas.

O sindicato se envolve nas campanhas em defesa dos salários e emprego dos engenheiros. Participa ainda de movimentos pela democratização, anistia, Campanha das Diretas, Constituinte, Direito das Mulheres, impeachment de Color e das Lutas contra as privatizações.

As negociações coletivas são a principal atividade do sindicato. O Senge-MG representa os engenheiros e engenheiras nas negociações entre setores econômicos e empresas para a celebração de convenções e acordos coletivos de trabalho, participação em lucros e resultados, bem como em questões pontuais.

Luta pelo cumprimento do salário mínimo profissional e trabalha para que direitos e benefícios não sejam prejudicados.

O Senge-MG desenvolve ainda projetos caracterizados pela criatividade e inovação. Entre eles está o Senge Jovem, que preza pela conscientização política e social dos futuros engenheiros.

Além disso, conta com o Senge Cultural, um programa que visa levar entretenimento, roda de conversa e prosas sobre temas específicos e filmes históricos de época, que demonstram a importância da profissão para a sociedade atual.

Conta ainda com o projeto em experimento: o Senge 20 minutos, que consiste na realização de entrevistas com profissionais expoentes, que exerceram e exercem grande influência na engenharia brasileira e a promoção de debates sobre assuntos relacionados à engenharia contemporânea.

Nesses 77 anos, mais que celebrar a data, o Senge-MG quer reafirmar a importância da participação coletiva, só envolvimento dos engenheiros e engenheiras na vida cotidiana do Sindicato.