O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) convoca todos/as os/as engenheiros/as da Cemig, aposentados ou não, a comparecerem no dia 18 de novembro de 2024, às 13h, em frente à sede da Cemig Saúde (Av. Barbacena, 472, Barro Preto, Belo Horizonte). Estaremos reunidos para manifestar nosso apoio à manutenção do ProSaúde Integrado (PSI) e acompanhar a transmissão ao vivo do julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que discutirá a continuidade da cláusula 17ª do Acordo Coletivo Específico de 2010, fundamental para a preservação dos direitos de saúde da categoria.
O julgamento no TST representa uma ameaça direta aos engenheiros/as, principalmente os aposentados, e demais eletricitários, pois a retirada desta cláusula poderá resultar no fim do ProSaúde Integrado, plano que atualmente oferece uma cobertura de saúde ampla e acessível, com benefícios que vão além das exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar(ANS), como o Programa de Garantias Especiais (PGE) e o reembolso de medicamentos. Com o fim do PSI, os engenheiros da Cemig seriam obrigados a migrar para planos mais precários e caros,, o que tornaria insustentável o acesso a uma assistência de saúde digna, especialmente para os assistidos.
Neste momento, o Senge-MG reforça a importância da união da categoria em defesa do PSI, se mobilizando e manifestando repúdio a essa tentativa de precarização dos nossos direitos. Nossa presença é fundamental para mostrar à Cemig e ao TST que não aceitaremos retrocessos. A saúde é um direito, e não podemos abrir mão de nossas conquistas!