No último dia 4 de novembro de 2024 aconteceu a reunião entre o Conselho de Gestão e Conselho Fiscal para apresentar o relatório de Avaliação Atuarial do Plano de Saúde do Servidor (PAS-JF), em Juiz de Fora/MG. Pelo Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) esteve a diretora Maria Angélica.
O relatório, ainda aquém das necessidades dos servidores, trata-se de uma versão preliminar, uma vez que cita a necessidade de reajuste de 35,40% na arrecadação, mas também anuncia estudos de novas propostas para custeio. As novas versões dos estudos visarão determinar as distribuições dos percentuais entre o beneficiado, seus dependentes e as mantenedoras.
O desequilíbrio existente no repasse das mantenedoras foi o assunto mais questionado da reunião, pois existem aportes que vão de R$ 176 por usuário e outro de R$ 46. Também houveram questionamentos apresentados pelos conselheiros como a equalização no aporte das mantenedoras e a contemplação da questão das cotas na avaliação atuarial inicial. O Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) questionou à participação dos conselho fiscal, pois, não fizeram nenhuma tipo de tratativa ativa voltada a questão.
Ao final, foi determinado que a próxima reunião, no dia 18/11/24, trará para conhecimento a análise da nova avaliação.
Fonte: ASCOM Senge/MG com informações SINSERPU-JF