Segundo encontro ao vivo da Trilha da Jornada ESG, com curso “ESG e Transição Energética”

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) informa que, no dia 16 de setembro de 2024, aconteceu mais um encontro ao vivo da Trilha da Jornada do ESG, com o curso “ESG e Transição Energética”.

O evento teve a apresentação de Juliana Trindade, Consultora em ESG e Gerenciamento de Projetos, que trouxe reflexões essenciais sobre a importância da transição energética no contexto das práticas ESG (ambiental, social e de governança).

A Trilha da Jornada do ESG, uma iniciativa realizada em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) e com o apoio da Mútua, está em andamento desde 2 de setembro de 2024 e seguirá até dezembro de 2024. O projeto abrange seis cursos gravados e quatro encontros ao vivo, sendo os próximos agendados para os dias 14 e 21 de outubro, via Google Meet. O curso tem o objetivo de capacitar engenheiros e profissionais da área para atuarem de forma estratégica nas novas demandas de sustentabilidade, governança e impacto social.

Durante o encontro, Juliana Trindade destacou a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no ODS 7, que trata de energia limpa e acessível, e no ODS 13, que foca na ação contra a mudança global do clima.’’A elevação da temperatura da Terra é notória e parte dessa realidade está ligada à emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEEs). É importante destacar que os efeitos do aquecimento global são e serão sentidos por todos nós, porém não da mesma maneira. Dentro deste contexto, a Justiça Climática propõe uma divisão mais justa dos investimentos e das responsabilidades para mitigar os efeitos’’, afirmou Juliana.

Ela também ressaltou o papel do Brasil na luta contra as mudanças climáticas: “‘A Transição Energética é um compromisso Global e o Brasil, como signatário do Pacto Global da ONU, deve atuar para alcançar as metas de redução emissões de GEEs em 55% até 2030. Para tanto, ações efetivas para contenção e redução GEEs se fazem urgentes em todas as esferas (sociedade civil, governos e empresas)’’.