Audiência no TST busca solução para preservação do Plano de Saúde Integrado (PSI) da Cemig

No próximo dia 14 de agosto de 2024, em Brasília/DF, acontecerá uma audiência de conciliação entre a Cemig e as entidades representativas dos beneficiários do Plano de Saúde Integrado (PSI) da empresa.

Esta audiência faz parte da Ação Anulatória 0011813-49.2022.5.03.0000, que tramita no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e de acordo com o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/mG), a iniciativa visa buscar uma solução negociada para as divergências sobre o custeio do plano de saúde dos eletricitários ativos e aposentados.

Desde abril de 2021, quando a Cemig anunciou a intenção de não mais arcar com as obrigações pós-emprego, diversas rodadas de negociações e mediações foram realizadas, tanto no âmbito judicial quanto extrajudicial.

As entidades representativas têm reafirmado sua disposição para uma solução que assegure a continuidade da assistência à saúde, com qualidade e sem prejuízos aos beneficiários.

As negociações no TST já envolveram várias audiências e a apresentação de propostas e contrapropostas por ambas as partes. No encontro do dia 14, O Senge/MG espera que novos avanços sejam alcançados, chegando a um acordo que garanta a preservação do PSI e atenda às expectativas dos trabalhadores e aposentados da Cemig.

O Senge/MG continuará acompanhando de perto os desdobramentos e defendendo os interesses da categoria, por intermédio de seu departamento jurídico.