Senge-MG participa de debate sobre modalidade de produção social de moradia pelo sistema de autogestão na ALMG

Na ultima segunda-feira (8/7/24), o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) esteve em audiência pública na Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Pelo Sindicato estiveram presentes os diretores Tarcísio Caixeta, Chêiviston Menezes e Vicente Trindade.

A discussão teve a finalidade de debater, no contexto da política estadual de habitação de interesse social, a modalidade de produção social de moradia pelo sistema de autogestão.

A reunião foi solicitada pelo deputado Leleco Pimentel, autor do Projeto de Lei (PL) 195/23, que institui uma política estadual de produção social de moradia por autogestão.

Na ocasião, Tarcísio Caixeta reafirmou a necessidade da participação popular na construção das políticas públicas, destacando a importância da união nos momentos adversos e da construção de respostas eficazes para os problemas. “A luta pela moradia não é de hoje, ela é não privilégio de quem está nessa sala. Ela é a continuidade de uma luta tão árdua, tão antiga e a autogestão é espelhada na luta da solidariedade, do juntar gente, do construir junto.”

Para o Senge-MG , a necessidade desse debate e a busca por resgatar o controle da consciência política são fundamentais. É preciso expandir a ideia de que a autogestão é uma ferramenta que potencializa a capacidade do entendimento da coletividade. Neste contexto, é essencial a atuação do governo para dar viabilidade aos projetos populares.

ASCOM Senge com informações da ALMG

Fotos Senge/MG