Nossa solidariedade aos profissionais afastados pela CEMIG

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) manifesta sua irrestrita solidariedade aos funcionários da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) afastados de suas funções pela gestão da Sociedade Anônima, que conta com participação do Governo do Estado de Minas Gerais.

Após reunião com os profissionais, o Senge-MG entende ser muito grave a situação vivida pela empresa. Por isso este Sindicato defende que a sociedade, parlamentares, acionistas e órgãos de controle precisam agir sem demora no sentido de resguardar o importante patrimônio do povo mineiro.

Afora isso, o Senge-MG manifesta seu repúdio à exposição da reputação dos profissionais, antes que os mesmos tivessem direito a uma justa defesa. Essa prática nociva de condenar, antes de se apurar a verdade, é que levou o Brasil à sua pior crise econômica, política, jurídica, moral e social em todos os tempos.

O Senge-MG, além de exigir imediata reunião com a direção da Cemig para esclarecer o afastamento intempestivo, entende que é preciso total transparência sobre o ocorrido. Por isso faremos chegar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a presente manifestação, para que essa também se manifeste.

A CVM, a quem cabe fiscalizar possíveis atos ilegais de administradores e acionistas das companhias abertas, bem como exigir a obrigatoriedade das SA divulgar fatos relevantes ao mercado, dentre outras atribuições, deve isso aos acionistas da empresa. Particularmente os pequenos.

Nos seus legítimos direitos de ampla defesa, os trabalhadores não podem assistir passivos seus nomes e idoneidades profissionais serem colocados sob suspeição. Por isso o Senge-MG conclama os profissionais da imprensa a se aprofundar nessa história de desmonte de mais uma estatal estratégica brasileira.

Na estrita defesa do exercício profissional dos afastados, o Senge-MG pede também a intervenção do Ministério Público do Trabalho (MPT). Afinal, tudo leva a crer que ações intempestivas na atual gestão da Cemig podem não estar restrita à superintendência ora em foco.

Aos demais trabalhadores da Cemig, e suas entidades representativas, o Senge-MG pede a solidariedade aos companheiros de trabalho para que se unam no sentido de impedir que a empresa os usem como fator de pressão para com colegas de profissão ou subalternos.

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais tem uma história recheada de exemplos de lutas em defesa da engenharia nacional e de suas empresas estratégicas.

Companheiros afastados, vocês não estão sós. O Senge-MG está com vocês.

Belo Horizonte, 15 de janeiro de 2021

Sengemg-sindicato-dos-engenheiros