Senge 20 min – Drª Amenônia Maria Ferreira Pinto – Parte 1

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) promoveu, no dia 25 de setembro de 2024, uma palestra ministrada pela Dra. Amenônia Maria Ferreira Pinto, diretora do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN). Com o tema “Conhecendo a Tecnologia Nuclear: benefícios para a saúde, o meio ambiente e a indústria”, o evento atraiu engenheiros/as e outros interessados à sede do sindicato para uma discussão aprofundada sobre as aplicações da energia nuclear e seus impactos positivos.

Durante a palestra, Dra. Amenônia destacou a importância de desmistificar a energia nuclear, muitas vezes associada a estereótipos negativos, como bombas atômicas e armas nucleares. Ela ressaltou que, além de ser uma fonte de energia limpa e renovável, a tecnologia nuclear tem amplas aplicações na medicina, com o uso de radioisótopos para tratamento de doenças, e na agricultura, através de traçadores radioativos. No entanto, no Brasil, a energia nuclear representa apenas 1% da matriz energética, número que, segundo ela, precisa ser aumentado para um melhor equilíbrio entre as diferentes fontes de energia.

Dra. Amenônia também abordou os acidentes nucleares mais conhecidos – Three Mile Island, Chernobyl e Fukushima – explicando que, embora esses eventos tenham gerado preocupações, eles trouxeram aprendizados importantes para a indústria, resultando em tecnologias mais seguras. Além disso, ela fez questão de diferenciar o acidente radiológico de Goiânia de incidentes em centrais nucleares, destacando que o evento de Goiânia, ocorrido há 37 anos, não envolveu uma central de geração de energia.

Outro tema discutido foi o manejo dos rejeitos nucleares. Dra. Amenônia falou sobre o projeto CENTENA, uma iniciativa do CDTN/CNEN voltada à construção de um repositório para armazenar rejeitos radioativos de baixa e média atividade gerados pelas usinas nucleares brasileiras. O projeto ainda está em andamento, mas a palestrante reforçou a necessidade de o Brasil ampliar sua infraestrutura nuclear, incluindo a construção de novas usinas, para melhor equilibrar sua matriz energética e garantir uma fonte segura e sustentável de energia.