Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e engenheiro agrônomo,
faleceu, deixando um legado notável. O Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge/MG) comunica, com grande pesar o seu falecimento.
Sua atuação foi fundamental para o desenvolvimento e modernização do setor agropecuário em Minas Gerais, no Brasil e no mundo. Sua ousadia e sabedoria promoveram inovação e produtividade na agricultura, de maneira sustentável.
Paolinelli era conhecido por seu conhecimento profundo em agropecuária, manejo de solo e práticas agrícolas avançadas. Ele elevou o nome do Brasil além-fronteiras, sendo reconhecido com o World Food Prize em 2006,
considerado o Nobel da Alimentação.
Ele também foi embaixador da Boa Vontade pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), presidente do Instituto Fórum do Futuro e professor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal).
Paolinelli desempenhou papéis importantes, como deputado constituinte, Secretário de Estado da Agricultura de Minas Gerais, dirigente da Confederação Nacional da Agricultura, presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior do Brasil e presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho). Sua indicação ao prêmio Nobel da Paz em 2021 foi amplamente apoiada por diversas instituições e
entidades ligadas à engenharia.
Seu legado será lembrado e continuará inspirando futuras gerações.
Nossos sentimentos vão para os familiares e amigos .
Descanse em paz! Gratidão eterna Alysson Paolinelli!