Reuniram-se na tarde desta terça-feira 10/02/2026, de forma virtual, representantes da Cemig e as entidades representativas dos seus empregados, para continuidade das negociações para celebração do acordo de PLR CEMIG 2026.
Na reunião, a empresa iniciou os trabalhos apresentando seu cenário econômico-financeiro. Foi destacado que não houve mudanças relevantes em relação às informações apresentadas em outubro de 2025, uma vez que os resultados finais do exercício ainda não foram divulgados, estando os dados limitados até o terceiro trimestre de 2025.
O cenário apresentado aponta para uma tendência de redução do GSF* e aumento do PLD*, o que gera impacto financeiro negativo, no curto prazo, tanto para a distribuidora quanto para a geradora de energia. Também foi demonstrada uma leve queda nos indicadores de EBITDA e Lucro Líquido, além do aumento da dívida líquida da empresa.
Observou-se ainda que a empresa realizou investimentos significativos para viabilizar a conexão de diversas usinas de Geração Distribuída (GD), que contribuem pouco para o caixa da Cemig. Diante disso, as entidades questionaram as decisões técnicas, operacionais e de investimento da atual gestão, especialmente considerando que a própria empresa projeta cenários futuros preocupantes a partir dos números apresentados.
O clima percebido pela representação do Senge nessa reunião foi de profunda tristeza por parte de todos os presentes.
Ainda assim, o Senge mantém seu posicionamento positivista em relação aos próximos capítulos desse processo negocial e oportunamente trará todas as atualizações para conhecimento da categoria de engenheiros e engenheiras da CEMIG.
*GSF: sigla em inglês que significa Generation Scaling Factor. É a medida de risco que analisa a relação entre o volume de energia produzido e a garantia física de cada usina, ou seja, fator de ajuste de garantia física das usinas hidrelétricas que compõem o Mecanismo de Realocação de Energia (MRE).
**PLD: Preço de Liquidação das Diferenças é o preço de referência utilizado no Mercado Livre de Energia para calcular a liquidação de diferenças de consumo e geração de energia no mercado de curto prazo, administrado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Em outras palavras: o PLD influencia diretamente no preço (de energia) praticado no MLE (mercado livre de energia)