NOTÍCIAS DA ENGENHARIA

Senge-MG encaminha pauta para o sindicato patronal

O Senge-MG encaminhou, nessa segunda-feira, 24/11, ao Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), via ofício (veja íntegra abaixo), os frutos da discussão e deliberação, feita em assembleia por engenheiras e engenheiros, da pauta para a Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2026, cuja data-base é 1º de novembro.

A principal cláusula econômica é a correção dos salários, sem faixa de corte, em 1º de novembro de 2025, pelo INPC acumulado no período de novembro de 2024 a outubro de 2025, calculado pelo IBGE em 4,49%.

Outro ponto reivindicado é o auxílio refeição ou vale alimentação, no valor facial mínimo de R$ 42,00 (quarenta e dois reais) cada um, também a partir de 1º de novembro/2025, e em quantidade mínima equivalente ao número de dias trabalhados no mês.

A cláusula nova incluída na pauta de reivindicações é o reembolso dos gastos com creche até seis meses de idade, nos termos da portaria 3296/86 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Após completados os seis meses de idade, e por um período de mais dezoito meses, perfazendo um total de vinte e quatro meses, as empresas concederão uma ajuda creche no valor de um salário mínimo vigente, mediante reembolso de despesas efetivamente comprovadas.

Manutenção das conquistas anteriores (confira aqui a CCT 2024/2025) e incorporação das adquiridas pelo Sindicato Profissional Majoritário nas negociações deste ano, no que couber aos engenheiros(as), são dois outros pontos da pauta apresentada.