NOTÍCIAS DA ENGENHARIA

ACT BHtrans teve reajustes com base no INPC, mas sem avanços em cláusulas importantes

O Acordo Coletivo 2025 da BHTrans foi marcado pela continuidade das cláusulas sociais e reajuste salarial e cláusulas econômicas pelo INPC. A empresa alterou, sem possibilidade de negociação, a cláusula que assegurava aumento salarial para todas as categorias em caso de reajustes para cargos comissionados e foi inserido texto referente aos cargos comissionados cedidos a outros órgãos, que foi o ponto mais difícil para o fechamento do acordo, já que a BHTRANS se encontra em processo de extinção e os celetistas concursados temem perder seus empregos.

Os demais temas que constaram na pauta de reivindicações, como uso obrigatório da folga TRE para convocações, foram negados, sem margem de conversações.

Outra discussão importante, mais uma vez negligenciada, foi o pagamento do piso salarial para os engenheiros. Atualmente, parte dos empregados são reconhecidos como engenheiros e recebem o valor por ação judicial, o que vem gerando distinção dentro da empresa já que cargos e funções idênticas recebem salários diferentes.

No mais, a empresa ofereceu aumento de horas para comparecimento em consultas médicas para funcionários acima de 50 anos e outros benefícios do cotidiano que não haviam sido solicitados pelos empregados, mas de baixo impacto no geral.

Durante as negociações foi solicitado pelos empregados atualização/alteração do Plano de Cargos e Salários e a empresa se comprometeu a discutir o tema fora das negociações do ACT. O ACT foi renovado por 2 anos, até 2027.

*Com colaboração de Fabiana Melo, delegada sindical na BHTrans

Confira o acordo na íntegra abaixo: