Resultado da negociação entre o Senge-MG e Copasa

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) esteve presente na reunião realizada no dia 10 de outubro de 2024 com a Copasa, representado por sua assessora jurídica, a advogada Lorena Cardoso.

Durante o encontro, a empresa apresentou a segunda proposta referente ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que compreende o período de 1º de novembro de 2024 a 31 de outubro de 2025. A primeira proposta já havia sido rejeitada pela entidade em mesa de negociação, sem a necessidade de convocar uma assembleia.

Embora a empresa tenha avançado parcialmente ao estender o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para todos os benefícios e cláusulas econômicas, anteriormente aplicável de forma restritiva, a nova proposta ainda se encontra muito aquém das reivindicações apresentadas pelo Senge-MG.

A correção salarial pelo INPC, acumulado de 1º de novembro de 2023 a 31 de outubro de 2024, foi incluída assim como a atualização do Programa Alimentação, que abrange o tíquete refeição/alimentação, cesta básica, lanche padrão e cesta de Natal.

Além disso, por intermédio da negociação que o Senge-MG fez, a Copasa vai manter todos os benefícios previstos no ACT 2023/2024. No entanto, a Participação nos Lucros (PL) relativa ao ano de 2024 será negociada em um ACT extraordinário específico, até 30 dias após a assinatura do ACT 2024/2025.

A Copasa se comprometeu a implementar um novo modelo de avaliação de desempenho a partir de 2025, a ser discutido com o Senge-MG e outros sindicatos envolvidos.

No que se refere à Cláusula de Emprego, a Copasa não acatou a versão enviada pelo Senge-MG na pauta de reivindicações. A empresa manteve a cláusula do acordo coletivo vigente, com uma alteração no parágrafo terceiro, permitindo que empregados de municípios em que houver substituição da Copasa possam ser realocados para outras concessões, conforme disponibilidade de vagas e necessidade de serviço. O Senge-MG ressalta a importância da concessão de aumento real, além das demais propostas enviadas na pauta de reivindicações, que continuam sendo prioritárias para a categoria.

Diante desse cenário, o Senge-MG informa que, nos próximos dias, será convocada uma assembleia para que a categoria possa deliberar sobre a proposta e decidir os próximos passos. A Copasa solicitou que a proposta seja levada para avaliação das assembleias, e o Sindicato reforça a importância de uma nova rodada de negociações para alcançar uma solução mais alinhada às reivindicações dos/as engenheiros/as representados/as.