Domingo, 6/10, dia de exercer a cidadania do voto

Neste domingo (6/10), o povo brasileiro vai às urnas para eleger prefeitos, prefeitas, vices, vereadores e vereadoras, um momento para exercer a cidadania do voto.

As eleições municipais no Brasil, em 2024, onde houver o segundo turno, acontecerão dia 27 de outubro. Os eleitores escolherão seus candidatos/as em 5.569 municípios do país.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dizem que são 463.367 candidaturas registradas de 29 partidos políticos. Desse número, 93,23% (431.980) são para o cargo de vereador/a, 3,36% (15.573) para prefeito/a e 3,41% (15.814) para vice-prefeito/a.

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG) reforça que a democracia representativa exige respeito às escolhas de cada um e de cada uma, mas que é extremamente importante as pessoas se inteirarem das propostas dos candidatos/as. Saber seus planos de governo, suas propostas e intenções é imperativo para a tomada de decisões conscientes e que sejam boas para o conjunto da população e não para interesses individuais. Além disso observar suas trajetórias, e se realmente o que falam condizem com o que falam.

Ao convocar a população para exercer a cidadania do voto neste domingo, a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia , reafirma: “é por meio do voto que são mantidas as instituições constitucionalmente estabelecidas e civicamente atuantes”. Já o presidente Lula, por sua vez, ressalta que o direito ao voto, representa o fortalecimento da soberania dos povos e é fundamental na preservação da democracia de um país.

O Senge-MG, na sua condição de entidade sindical, representativa da classe trabalhadora, ressalta a importância desse momento cívico-cidadão. A entidade fez encontros para ouvir candidatos a vereadores/as de Belo Horizonte e da RMBH, que se declaram engenheiros/engenheiras, participou de encontros promovidos por outras entidades sindicais para ouvir as propostas dos candidatos/as a prefeito de BH e de outras cidades do interior do Estado. Tudo isso para levar informações úteis a engenheiros e engenheiras, para que pudessem ter mais informações abalizadas para a melhor tomada de decisão.

O Sindicato deseja que essas eleições transcorram dentro do mais absoluto espírito democrático e sirva como instrumento para fazer valer a vontade da coletividade bem como seus direitos e garantias. Não haverá justiça social e município a serviço do cidadão sem compromisso e trabalho voltados para aqueles que mais necessitam, que estão fora do orçamento público. Que a democracia brasileira se reafirme e possamos solidificar a justiça, a paz, um país digno, sem desigualdade, violência, preconceitos e tantos abismos sociais.

Por fim, vale reforçar que o papel dos/as vereadores/as é o de apresentar e votar projetos de leis e fiscalizar o executivo (os prefeitos/as). Eles aprovam o Orçamento de uma cidade e para os recursos da cidade serão destinados.

Informações do TSE
O aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, e o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizam serviços para quem deseja consultar a zona e a seção eleitoral onde deve votar.

O aplicativo da Justiça Eleitoral e a página do TSE trazem, inclusive, os novos locais de votação de eleitoras e eleitores que pediram a transferência temporária de onde votam originariamente.

Passo a passo
Para conferir o local de votação, acesse o site www.tse.jus.br e clique no menu “Serviços eleitorais”. Depois, acesse “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, consulte onde votar

Horário de votação
Domingo (6) das 8h às 17h, sempre tendo como referência o horário de Brasília/DF.