Senge 20 min – Aloísio Vasconcelos

Na edição mais recente do programa “Senge 20 Minutos,” apresentado pelo diretor José Francisco(Seniuk), o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG) recebeu Aloísio Vasconcelos, professor, engenheiro mecânico, eletricista e ex-deputado federal. Durante a entrevista, Aloísio compartilhou sua vasta experiência na área de energia, abordando temas como a importância das empresas estatais no setor energético, o impacto da privatização e a relevância da Cemig para Minas Gerais e seus cidadãos.

Aloísio Vasconcelos, engenheiro formado pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), relembrou sua trajetória na Cemig, destacando a ética e o compromisso social da empresa ao longo dos anos. Ele ressaltou a diferença fundamental entre empresas estatais e privadas, afirmando que, enquanto as empresas privadas priorizam o lucro, as estatais, como a Cemig, são focadas no bem-estar da população, especialmente em relação a eletrificação rural, um serviço essencial que as empresas privadas tendem a negligenciar por não ser lucrativo.

Ao abordar o processo de federalização e o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), Aloísio classificou essas iniciativas como uma “bóia de salvação” para Minas Gerais em meio à crise financeira. Ele explicou que o Propag, articulado com o apoio do senador Rodrigo Pacheco, busca renegociar a dívida do estado, utilizando ativos como a Cemig, Copasa e Codemig para reduzir o montante devedor. Embora reconheça que o projeto não seja a solução ideal, Aloísio acredita que ele oferece um alívio estratégico para a economia mineira, permitindo que o estado continue a investir em áreas essenciais. No entanto, ele alertou que essa mudança precisa ser cuidadosamente analisada para garantir que o controle estatal permaneça alinhado com os interesses do povo mineiro e que a missão social das empresas não seja comprometida por interesses externos.

O programa reforçou a missão do Senge/MG de defender a engenharia e os engenheiros, promovendo debates sobre temas que impactam diretamente a sociedade e a qualidade de vida dos mineiros. O “Senge 20 Minutos” tem se consolidado como uma plataforma importante para discutir questões fundamentais para a categoria e a sociedade.