Celebra-se, nesta data 4/6, o Dia do Engenheiro Agrimensor, profissional que desempenha um papel essencial no levantamento, medição, divisão e demarcação de terrenos. Além disso, também exercem um papel fundamental em perícias judiciais, avaliações de imóveis, desapropriações e inventários, atuando como peritos ou assistentes técnicos.
São responsáveis por descrever, definir e monitorar os espaços físicos onde serão instaladas obras de Engenharia. Utilizando-se de tecnologias avançadas como imagens de satélite, fotografias aéreas e sistemas de posicionamento global, os engenheiros agrimensores realizam cálculos precisos sobre as fundações e características do solo.
A agrimensura, uma das ciências mais antigas da humanidade, evoluiu significativamente desde os tempos dos faraós no Egito, quando era usada para medir e parcelar áreas agrícolas ao longo do Rio Nilo.
No Brasil, a profissão foi oficializada em 1957 e regulamentada em 1964, conferindo aos formandos o título de Engenheiro Agrimensor. Neste dia, o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge/MG) parabeniza todos esses profissionais pela escolha de tão importante profissão.