Boa notícia para quem vive da terra: primavera e o verão próximos prometem chuva abundante. Quem afirma isso é o meteorologista Ruibran dos Reis, que analisou os dados da temperatura do oceano Pacífico, indicando que o fenômeno La Niña, prenúncio de mais precipitações, dará as cartas nos próximos meses, a começar pelo final de setembro. Ele chegou a essa conclusão após muitos ensaios matemáticos.
Convidado especial do Senge-MG para a palestra: Previsão do Clima para o próximo período chuvoso, Ruibran dos Reis, que é formado em Geografia e mestre em metereologia teve uma longa carreira na Cemig, empresa em que tem que vigiar tempo e clima diuturnamente. Lembrando que tempo é o que está ocorrendo nesse exato instante e clima é projeção. Tudo a partir de muitos ensaios matemáticos que, a cada ano que passa estão mais refinados.
Vicente Trindade, diretor do Senge-MG, por exemplo, quis saber se uma lagoa da cidade de Quartel-Geral, no Centro-Oeste mineiro, quase vazia no momento, voltará a encher nesse período chuvoso? Ruibran dos Reis, já pressentido os ventos mais frios do La Nina, garante que sim.
Por outro lado, Murilo Valadares, presidente do Senge-MG, quis saber se as cidades devem ligar seu alerta para o “chuvareu” que se prenuncia. Ruibran dos Reis diz que sim, sobretudo entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, quando nem veranico haverá.
O mestre, no entanto, demonstrou preocupação com o fato de que, em cidades como Belo Horizonte, a experiência e o conhecimento acumulado em termos de previsão do tempo, está dando lugar para o menor preço nos processos licitatórios para os avisos de tempestades e riscos, via Defesa Civil. Ou seja, a técnica foi deixada de lado, o que é muito tenebroso.
Ruibran dos Reis alertou, também, que os ensaios matemáticos sobre o clima podem indicar outras tendências. E que em outubro novos dados serão apresentados. E o Senge-MG, afinado com Ruibran dos Reis, vai atualizar a categoria com essas projeções.
Veja abaixo os a apresentação feita com base em estudos de tempo e clima para os próximos meses: