NOTÍCIAS DA ENGENHARIA

Cemig não avança em proposta e Senge-MG convoca assembleia

Conforme publicado pelo Senge-MG, logo após mais uma rodada de negociações realizada na tarde da última quarta-feira, 20/8, a Cemig manteve a proposta anterior (veja comunicado abaixo), não acatando as reinvindicações de engenheiras e engenheiros em assembleia altamente participativa, no dia 13/8.

A ausência de diálogo tem sido a tônica dos representantes da empresa nas negociações dos últimos anos. Porta-vozes da direção da empresa, demonstram grau de autonomia zero. Prática comum na Cemig dos anos 80/90 do século passado, só quebrada com a intensa mobilização dos empregados, engenheiras e engenheiros inclusive, organizados em suas entidades sindicais. Boa parte das conquistas ainda hoje vigentes são frutos daqueles tempos de força e luta.

O descaso da empresa nos dias de hoje pode ser quebrado, também. Por que não? Nos últimos anos o Senge-MG tem se organizado para defender melhor a categoria em todos os setores. Em diversos deles, inclusive no setor público, o diálogo tem se mantido de forma respeitosa. E é assim que são conquistados avanços como, por exemplo, o respeito ao Salário Mínimo Profissional, jornadas mais flexíveis etc.

Posto isso, face à negativa da direção da Cemig em atender reinvindicações, mesmo aquelas sem impacto econômico, o Senge-MG voltará a ouvir a categoria que é soberana para decidir os encaminhamentos a respeito do ACT 2025/2027 em assembleia virtual na quarta-feira (27/08) às 13h30, pelo link:

🔗 meet.google.com/wtk-vhgs-stc