Não vão nos calar!
“Campanha Popular Contra a Privatização da Cemig e Copasa” convida para o debate dos riscos de perda do acesso à água e à energia como direitos do povo
Queremos conversar com você, eleitor e cidadão mineiro, que está sendo excluído do centro de um importante debate na Assembleia Legislativa – a venda da Cemig e da Copasa, empresas do Estado. A PEC 24/2023, proposta pelo governo Zema, quer retirar o nosso direito à consulta popular, para viabilizar o projeto do governador de implantar um Estado mínimo para os pobres e máximo para os ricos.
Para discutir as consequências danosas destas privatizações para o povo, os trabalhadores da Cemig e da Copasa, e seus sindicatos, Sindieletro e Sindágua, em parceria com o Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge), convidam toda a sociedade para um debate popular, amplo e democrático, que será realizado, com urgência, durante os meses de julho e agosto.
Por que este debate é importante pra todo mundo?
O nosso objetivo é alertar e discutir com a população os riscos que envolvem a entrega deste patrimônio público para empresas privadas – como o aumento das contas de água e luz, risco de apagão e falta de água, como aconteceu em São Paulo e no Rio de Janeiro, a perda da qualidade dos serviços, da garantia de acesso à água e à energia e a precarização do trabalho nas empresas estatais.
Não há nada que justifique vender empresas do Estado que são lucrativas, fundamentais e estratégicas para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Além disso, água e luz são direitos humanos, que estão sob ameaça de virar mercadoria nas mãos de empresários, que só visam ao lucro.
Juntos, somos mais fortes!
A PEC do “Cala Boca”, proposta pelo governo Zema, não quer ouvir o povo, porque sabe que não queremos pagar mais e perder direitos tão essenciais como a tarifa social e o acesso à água e à energia.
A verdade é que fazer política é justamente dar voz ao povo, é discutir intensamente, principalmente questões que afetam diretamente a qualidade de vida da população.
É por isso que os trabalhadores da Cemig e da Copasa, estudantes, aposentados, entidades sindicais, movimentos sociais e lideranças comunitárias querem debater, porque somos seres políticos e não fugimos à luta.
Vamos juntar forças pra defender o que é nosso! Lutar por serviços públicos de qualidade e por um futuro melhor para Minas!
É hora de resistir e participar! Traga sua comunidade, sindicato, escola, igreja e família!

Assinam este manifesto:
Sindieletro – Sindicato dos Trabalhadores da Cemig
Sindágua – Sindicato dos Trabalhadores da Copasa
Senge – Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais
Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, com mais de 30 sindicatos
Bloco Democracia e Luta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
CUT- Minas – Central Única dos Trabalhadores
ABCF – Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde
AEA – Associação dos Eletricitários Aposentados de MG
Jornal Brasil de Fato
Acompanhe a “Campanha Contra a Privatização da Cemig e Copasa” nas nossas mídias e redes sociais! Em breve, divulgaremos a Agenda de Eventos! Vem com a gente!
https://sindieletromg.org.br | @sindieletro