Não bastasse financiar grande parte dos congressistas para defender seus interesses no âmbito legislativo, dentre eles suprimir direitos dos trabalhadores, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) também gosta de falar grosso com as entidades representativas dos trabalhadores em mesa de negociações.

O ato mais recente desse desrespeito foi se negar a abrir o processo negocial 2025/26, exigindo que um dos sindicatos retirasse uma ação coletiva referente a adicional noturno de uma das empresas da federação. Por óbvio que ela, a empresa, não estava cumprindo o que devia. Nenhum sindicato entra na Justiça do Trabalho para exigir o que não é direito.

Como parte da mesa de negociações, o Senge-MG é signatário da nota que segue abaixo. A intransigência da Fiemg paralisou o processo negocial. Eles são experts em fazer o trabalhador pagar o pato. Agem como quem não respeita limites!


CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA 2025/2026
METALÚRGICOS DE MINAS GERAIS
NOTA DE ESCLARECIMENTO


Na última quinta-feira, dia 11 de setembro de 2025, na sede da FIEMG, foi realizada a primeira reunião de negociação da Campanha Salarial de 2025.


A Comissão Negociadora da FIEMG não apresentou nenhuma resposta sobre a Pauta de Reivindicações protocolada pelos trabalhadores e preferiu trazer para o debate uma questão pontual que não está na negociação.


Um dos Sindicatos presentes na negociação protocolou uma Ação Coletiva na Justiça do Trabalho, pedindo que os trabalhadores de uma determinada empresa recebam o Adicional Noturno devido até o final da Jornada de Trabalho.


É importante esclarecer que este assunto foi objeto de debate prévio entre o Sindicato e a empresa, porém, as negociações não avançaram e o único caminho que restou ao Sindicato foi acionar a Justiça do Trabalho para reivindicar os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores representados.


A Comissão Negociadora da FIEMG não concordou com a propositura desta Ação Judicial, por entender que o seu conteúdo viola a interpretação do texto da cláusula da CCT acordada entre as partes.


Em sequência, os representantes das empresas envolvidas na negociação propuseram que este Sindicato desistisse do referido processo ou que fosse excluído da negociação.


Na prática, isso significa dizer que a Comissão Negociadora da FIEMG se recusa a participar de qualquer negociação que envolva o Sindicato em questão, sem que ele desista do processo.


Conforme ocorre ao longo dos anos, a Campanha Salarial Unificada dos Metalúrgicos de Minas Gerais é composta por dezenas de Sindicatos, situados em todas as regiões do Estado e filiados à FEM-CUT/MG, à FITMETAL Brasil e à FEMETAL/MG.


Também participam desta importante negociação o Sindicato dos Engenheiros, o Sindicato dos Técnicos Administrativos e o Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho, representando os profissionais das categorias diferenciadas que trabalham no setor metalúrgico.


A Comissão Negociadora dos Trabalhadores, de forma unânime, preservando a unidade e a solidariedade entre os Sindicatos, entende que a condição apresentada pela Comissão Negociadora da FIEMG é totalmente inaceitável, desproporcional e refere os princípios fundamentais da Liberdade e da Autonomia Sindical.


Acreditar que os Sindicato dos Trabalhadores devem pedir autorização ou licença aos membros da Comissão Negociadora da FIEMG para propor uma Ação Judicial é um absurdo completo, até mesmo porque a própria empresa envolvida no processo não desejou realizar um acordo que solucionasse o conflito instalado.


Se hoje este ataque sendo feito contra um Sindicato específico, no futuro, esta mesma conduta reprovável poderá ser adotada contra qualquer outro Sindicato que resolva acionar a Justiça do Trabalho para proteger a categoria metalúrgica.


Um processo pontual de um Sindicato e contra uma empresa deve ser resolvido entre eles e as questões técnicas do caso devem ser discutidas nos autos do processo.


A situação apresentada não pode servir para justificar uma conduta que, com o devido respeito, beira à chantagem generalizada, prejudicando centenas de milhares de trabalhadores metalúrgicos e metalúrgicas em todo o Estado de Minas Gerais.


Os Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos filiados à FEM-CUT/MG, à FITMETAL Brasil e à FEMETAL/MG e todos os Sindicatos das categorias profissionais diferenciadas não cederão à eventuais ameaças patronais, permanecerão unidos na Campanha Salarial de 2025 e seguirão atuando diuturnamente na defesa dos direitos da classe trabalhadora.


Diante de todo este cenário e da inflexibilidade dos representantes da FIEMG, as reuniões de negociação da Campanha Salarial de 2025 foram suspensas, por tempo indeterminado.


Os Sindicatos dos Trabalhadores estão à disposição da Comissão Negociadora da FIEMG para, IMEDIATAMENTE, retomar os trabalhos da negociação da Campanha Salarial de 2025, desde que todos os Sindicatos possam dela participar, independentemente da existência de processos judiciais que, por sua vez, devem ser resolvidos pelas partes envolvidas no caso concreto.


Belo Horizonte, 12 de Setembro de 2025.



Comissão de Negociação dos Trabalhadores:
FEM-CUT/MG, FITMETAL Brasil, FEMETAL/MG e Categorias Profissionais Diferenciadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *