Senge-MG presente no 12º Congresso da Fisenge

Os delegados do Senge-MG participaram, ontem, da abertura do 12º Congresso Nacional de Sindicatos do Engenheiros (Consenge), organizado pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e que contou com palestra magna do jornalista Breno Altman, editor e fundador do portal Opera Mundi.

O evento organizado pela Fisenge que irá até este sábado, 11, tem como tema central “A engenharia, o sindicalismo, a democracia e a soberania nacional” acontece de forma híbrida, em modo presencial, no Hotel Mirador, em Copacabana, e virtual, pelo Zoom, de acordo com os protocolos sanitários da pandemia de covid-19.

O dia hoje começou com a Plenária Inicial do Consenge, para aprovação do Regimento Interno, seguida da apresentação e debate sobre o tema de trabalho: “Organização Sindical”,com o economista Márcio Pochmann, professor titular da Unicamp e diretor-presidente do Instituto Lula, e o sociólogo e professor Clemente Ganz Lúcio, ex-diretor técnico do Departamento de Estudo Socioeconômicos e Estatística (Dieese).
Agora à tarde (16h10), começam as atividades relacionadas ao segundo tema – Resistir e Reconstruir um Brasil Soberano –, com palestra da economista e cientista social Tânia Bacelar de Araújo, sócia da Ceplan-Consultoria Econômica e Planejamento, e do economista João Pedro Stédile, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Amanhã, sábado, acontecerá a plenária final, para deliberação de propostas, recomendações e moções, além da elaboração da Carta do Rio de Janeiro.

Às 15h, será exibido o documentário A Bolsa ou a Vida, lançamento mais recente do cineasta Silvio Tendler, que participará da sessão. O longa-metragem questiona a disputa pela centralidade do desenvolvimento nacional: se o ser humano e a natureza ou o cassino financeiro do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.